Road to Indy:Favoritos na briga por vaga do shootout vivem expectativa para disputa na Copa SP Light


Road to Indy:Favoritos na briga por vaga do shootout vivem expectativa para disputa na Copa SP Light

Vencedor da sexta etapa da categoria Graduados no dia 26 em Aldeia da Serra vai “carimbar o passaporte” para Laguna Seca. Os irmãos Marcel e Murilo Coletta e os gaúchos Pedro Goulart e Arthur Leist estão entre os favoritos

A disputa da segunda edição do Mazda Road to Indy no Brasil está chegando e isso aumenta o clima e a expectativa dos pilotos da categoria Graduados que estarão na briga no dia 26, durante a sexta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, no kartódromo de Aldeia da Serra, em Barueri (SP).

O vencedor (com idade entre 15 e 24 anos) levará a vaga para participar do shootout em dezembro, em Laguna Seca, nos Estados Unidos, para concorrer ao prêmio de 200 mil dólares, equivalente a uma temporada na USF2000, o primeiro passo do bem sucedido projeto do Mazda Road to Indy.

Vencedor da etapa brasileira no ano passado, Marcel Coletta quer tentar repetir a experiência. Em dezembro de 2016, ele participou do shootout ao lado de outros 17 competidores do mundo todo e acredita que isso pode ajuda-lo caso vença novamente.

“Já estou correndo a temporada regular do Light e estou indo bem nas etapas. Então acho que tenho boas chances de conseguir a vaga novamente. Se eu ganhar, já tenho uma pequena vantagem de conhecer um pouco o sistema, de saber como funciona o shootout, então estou bem ansioso para essa disputa”, declarou o paulista, que está na vice-liderança do Light.

Mas, para isso, Marcel terá de “derrotar” o irmão Murilo, atual líder do Light e que foi seu principal rival no Mazda Road to Indy Brasil do ano passado. “Eu gostaria muito de participar do shootout, porque é uma boa oportunidade de conhecer os Estados Unidos e as fórmulas de base, que parecem muito legais. Esse caminho do Road to Indy eu vejo como uma boa oportunidade para os pilotos atualmente. A Fórmula 1 é muito mais complicada, tem questões política e financeira envolvidas e, nos Estados Unidos, há mais oportunidades, mesmo sem ter todo o aporte financeiro. Quem for terá uma grande experiência, além da chance de chegar na Indy”, destacou Murilo.

Outro competidor que chega embalado na disputa é o gaúcho Pedro Goulart. No mês passado, o piloto conquistou o título brasileiro na Graduados. “Quero conseguir a vaga para ter a experiência de guiar um USF2000, que é um carro totalmente diferente do Fórmula 3 que eu estou correndo atualmente. Vejo também como uma porta de entrada para quem sabe correr ano que vem lá nos Estados Unidos. O automobilismo norte-americano vem crescendo muito de uns tempos pra cá, todas as categorias têm os grids cheios. Então, isso dá muito mais emoção pra quem está pilotando e quem está assistindo”, afirmou.

Quarto colocado na temporada do Light, Arthur Leist também estará na disputa almejando a vaga. Irmão de Matheus Leist, que vem fazendo sucesso na Indy Lighst, o piloto já conhece bem o caminho do Road to Indy.

“Vou correr por conta da vaga e se eu ganhar será muito interessante por ter a oportunidade de disputar esse prêmio lá fora, com a chance de ter tudo pago para correr na USF2000. Vejo a categoria como um primeiro passo muito bom e o Road to Indy tem essa vantagem porque uma categoria pode levar à outra, sem ser necessário muito dinheiro. É um caminho muito bom”, finalizou o gaúcho.

O Mazda Road to Indy é um dos projetos mais bem sucedidos para a formação de pilotos no mundo. A Mazda passou a dar seu nome ao projeto em 2010 e desde o seu lançamento pilotos de diversos países já passaram pelas competições. Austrália, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Finlândia, Irlanda, Coréia, México, Holanda, Noruega, Filipinas, Espanha, Grã-Bretanha, Venezuela e Zimbábue já tiveram representantes no grid, mostrando seus talentos em circuitos mistos, de rua e ovais nos EUA.

Fonte: https://www.planetavelocidade.com.br/destaques/1151-road-to-indy-favoritos-na-briga-por-vaga-do-shootout-vivem-expectativa-para-disputa-na-copa-sp-light.html